A importância da entrega atempada dos documentos contabilísticos ao seu contabilista

zcontas-informacoes-uteis-reembolso-do-irs
Ainda não recebeu o reembolso do IRS? Saiba como verificar o seu estado
Junho 7, 2019
z-contas-calendario-julho
Calendário Fiscal 2019: quais as obrigações fiscais a cumprir durante o mês de julho?
Julho 5, 2019

A importância da entrega atempada dos documentos contabilísticos ao seu contabilista

documentos-zcontas

De forma a responder às mudanças e exigências do mundo moderno, o contabilista tem sentido uma necessidade constante de se adaptar, na medida em que tem vindo também a desempenhar um papel mais ativo em decisões preponderantes, assumindo-se como consultor, conselheiro e analista relativamente aos seus clientes.

É justamente por se preocupar com os seus clientes, que este profissional se encontra sempre ao seu dispor, garantindo-lhes um serviço de qualidade, informando-os sobre qualquer alteração legislativa, ou outras, para que aqueles tomem as decisões mais acertadas.

2019 será um ano de mudança nos procedimentos de prestação de contas e de cumprimento das obrigações fiscais, bem como no modo de preenchimento e submissão da Informação Empresarial Simplificada (IES) e do SAF-T. A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) terá, assim, acesso aos registos contabilísticos, através da submissão do ficheiro SAF-T, cujo objetivo é o preenchimento do Anexo A e I da IES.

Dadas estas alterações, é imprescindível que, até dia 10 de cada mês, toda a documentação contabilística seja entregue, nomeadamente:

– faturas de compras;

– extratos de contas bancárias;

– folhas de caixa;

– SAF-T de vendas;

– justificativos de folhas de deslocações de funcionários;

– entre outras despesas.

Só assim o seu contabilista conseguirá garantir a entrega desses mesmos registos, dentro do prazo legal, evitando qualquer tipo de constrangimentos ou coimas por parte da AT.

Para além de ser crucial a existência de uma relação de proximidade e confiança entre ambos, o fator “exigência” pode fazer toda a diferença, não só dos clientes em relação ao seu contabilista, mas também do contabilista em relação aos seus clientes.

Por tudo isto, não esqueça nunca que a entrega atempada de todos os documentos contabilísticos ao seu contabilista reflete toda a responsabilidade, eficiência e rigor da sua própria empresa!

 

Em caso de dúvida, a Zcontas poderá auxiliá-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *