O que muda no Cartão de Cidadão

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O que muda no Cartão de Cidadão

cartão de cidadão

A partir de 2 de outubro, o Cartão de Cidadão sofrerá algumas alterações introduzidas pela nova portaria que regula este tipo de documento de identificação.

1. Prazo de validade

O Cartão de Cidadão passa a ter uma validade de 10 anos para todos os cidadãos maiores de 25 anos. Quem tiver menos de 25 anos continuará a renová-lo de 5 em 5 anos.

2. Preços

O valor a pagar pela revalidação do Cartão de Cidadão custará a partir de agora 18€. Contudo, os menores de 25 anos continuam a pagar 15€.
Também os pedidos urgentes de entrega em três dias úteis passarão a custar 33€; e 30€ se a validade for de 5 anos. Aliás, quanto maior for a taxa de urgência, mais elevado será o montante a pagar, isto é, seja no próprio dia útil, ou no dia útil seguinte, os preços aumentam para 53€; e 50€ se a validade for de 5 anos.

3. Renovação do Cartão do Cidadão

A partir de 4 de dezembro, a renovação poderá ser efetuada pela Internet.
A renovação por via eletrónica, para quem tiver entre 25 e 59 anos, só poderá ser utilizada se o documento atual tiver uma validade superior a 60 dias. Para os cidadãos com mais de 60 anos, basta que o cartão atual esteja dentro do prazo de validade no momento pedido.

4. Cancelamento do Cartão do Cidadão

Caso o Cartão de Cidadão tenha sido roubado ou perdido, poderá proceder ao respetivo cancelamento on-line (neste último, poderá usufruir de um desconto), através do Portal do Cidadão, como ainda por telefone, pela Linha de Apoio ao Cidadão (707 241 107), disponível de 2ª a 6ª feira das 9h às 18h e aos sábados das 9h às 15h30.

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